O QUE SIGNIFICA INBOUND MARKETING

Inbound Marketing pode ser traduzido como “marketing de entrada” e é um conceito de propaganda e divulgação que vai além das formas tradicionais. Baseado em conteúdo relevante e de atração, é capaz de chegar até as pessoas de forma confiável e gerando impacto positivo para a marca.

Ao invés de simplesmente empurrar anúncios aos consumidores online, os benefícios de criar valores para os consumidores e leva-los as compras começa a tomar lugar.

INBOUND MARKETING

HISTÓRIA DO INBOUND MARKETING

Ele surgiu junto com o “boom da internet”, no final da década de 2000. Aqui os mecanismos de busca como Google e Yahoo já haviam sido lançados, assim como o PageRank, o PPC/Adwords e as primeiras mídias sociais.

Nessa nova era do Marketing, o compartilhamento de informações ganhou grande ênfase. Isso levou os consumidores a serem atraídos para as marcas por um novo caminho, onde eles são nutridos o tempo todo com conteúdo interessante e relevante.

PASSOS

A metodologia do Inbound Marketing segue alguns passos. Eles são:

Atrair

A primeira fase do Inbound Marketing envolve a atração. Nesse momento o público ainda não conhece a empresa, então é preciso fazer conteúdos que sejam interessantes e importantes sem fazer uma propaganda escancarada da empresa.

Converter

Nessa fase os visitantes devem ser convertidos em leads. Para isso, deve-se oferecer materiais como e-books e infográficos que façam os visitantes darem informações como e-mail, telefone, idade, sexo, entre outros.

Fechar

Os leads aqui devem ser convertidos em clientes. Um dos materiais mais usados nessa fase é o e-mail marketing com materiais mais específicos e individuais. Eles permitem que a relação com o cliente se torne mais próxima e duradoura.

Encantar

A última fase do Inbound Marketing (mas não menos importante) é a fase de encantamento. Nessa fase os clientes já adquiriram o produto/ serviço, mas devem continuar sendo nutridos de informações relevantes e interessantes.

PERGUNTAS FREQUENTES

Avatar

Quanto tempo demora
para os
resultados chegarem?

Se você está fazendo um esforço concentrado com todos os pilares do Inbound Marketing- otimizando seu site, criando um blog e outros conteúdos, promovendo seu conteúdo por meio de mídias sociais e alimentando leads – você vai começar a ver resultados dentro de 90 dias após o kick off e o planejamento de conteúdo. As visitas a seu site aumentarão, e os prospects começarão a converter (o que significa que te darão suas informações do contato).

Dentro das próximas semanas, os prospects que converteram começarão a ser nutridos com ofertas adicionais de novos conteúdos relevantes, trabalhando a parte de baixo do funil de vendas. Se seu conteúdo está apontando para o alvo certo e fornece um valor significativo, muitos prospects se tornarão leads qualificados e, eventualmente, clientes.

Avatar

Quanto custa
o
Inbound Marketing?

Isso depende de uma série de fatores: que trabalho você precisa contratar e o que você pode fazer internamente, qual o estado do seu site atualmente, se ele está otimizado, quanto conteúdo existe e quanto precisa ser criado, como estão suas mídias sociais e muito mais.

O preço também depende muito de quanto esforço e investimento você está disposto a colocar nele – sabendo que quanto mais você colocar, mais você vai obter.

Avatar

Minha indústria é diferente – o Inbound funcionará para mim também?

O Inbound Marketing funciona para qualquer empresa cujos prospects usam os mecanismos de busca para encontrar informações relacionadas. Hoje, isso serve para todo tipo de negócio – e pessoa – no mundo. Se sua empresa está construindo tanques industriais soldados de aço, fornecendo serviços de vendas para fabricantes de software e computador, oferecendo serviços bancários de negócios, vendendo seguros mútuos comerciais e de consumo, prestando serviços de manutenção comercial, sistemas ou ingredientes de proteína de soro de leite para a indústria alimentar… Qualquer negócio irá se beneficiar do Inbound Marketing.

Avatar

Eu pago pay-per-click (PPC) e isso está funcionando. Por que eu preciso do Inbound?

O PPC não está realmente funcionando – apenas parece que está. 1) PPC fornece os leads mais fracos e menos qualificados; 2) apenas 12% dos pesquisadores clicam em links PPC, enquanto o resto – 88% – se concentra exclusivamente em resultados orgânicos; 3) PPC não tem vida se você parar de pagar. Com o Inbound, tudo o que você criar e oferecer na Internet e for procurado pelo Google fará com que as pessoas olhem para o seu tipo de produto.

FERRAMENTAS

Semrush
HubSpot
SharpSpring
RD Station
Google Analytics
Google Webmaster
WordPress
Yoast
Vamos Tomar um Café